“I Festival Literário da Escola Secundária Mouzinho da Silveira”
Decorreu, na semana de 8 a 12 de Março, o “I Festival Literário da Escola Secundária Mouzinho da Silveira”.
Iniciativa conjunta do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar, este I Festival reuniu eventos que pretendiam receber condignamente os alunos e professores do Projecto Sócrates Comenius oriundos de Espanha, França, Itália e Turquia (num total de 35), evocar José Régio, enquanto escritor e professor do Liceu e ainda celebrar a Semana da Leitura.
Estes objectivos foram plenamente atingidos através das actividades levadas a cabo e que mostraram a Escola Secundária Mouzinho da Silveira como ela, de facto, é – um local que privilegia a aquisição de conhecimentos, sim, mas que simultaneamente se revela viva, divertida, preocupada com a formação dos seus alunos a nível cognitivo mas também com a alegria, propiciando a criatividade e, porque é abrangente, com a apropriação do conhecimento emanado, a nível local, dos artesãos tradicionais a quem abriu as suas portas numa “Mostra” de trabalhos em barro, cortiça, bordados, doçaria… que decorreu durante todo o dia 10.
A técnica da Ilustração foi explicada pelo Professor Joaquim Ferreira e a de Trabalhos em Feltro, pela Professora Olga Rego que apresentaram as suas criações e promoveram “workshops” com os alunos que neles participaram activamente e com grande satisfação. Também a mostra de “Decoupage” da autoria da D. Célia, nossa prezada funcionária, foi devidamente apreciada por todos aqueles que deambularam pela superlotada Sala de Convívio dos Alunos.
O estilista Tiago Pires apresentou a sua nova colecção que integra pormenores dos famosos bordados de Nisa e a Passagem de Modelos (com alunas do 11.º F do Curso de Animadores Socioculturais) foi um dos momentos altos do dia e da semana.
Também o Concerto que decorreu na tarde de 4.ª feira foi empolgante e ganhou a adesão de todos os que assistiram à apresentação das Bandas “Funfarra” e “Joker”constituídas por alunos e professores da Escola e que continuam a revelar artistas talentosos.
José Régio foi evocado através de uma Exposição que contou com a apresentação de dados biográficos e bibliográficos, inúmeras fotografias e depoimentos e ainda com a presença do espólio que bem marca a sua passagem pelo antigo Liceu, hoje Escola Secundária Mouzinho da Silveira. Falamos do seu Registo Biográfico enquanto professor desta Instituição, uma Acta e um teste manuscritos, o manuscrito da peça “Um Sonho de uma Véspera de Exame”… que são pertença da Escola. A sua poesia ecoou pela voz das alunas do 12.º B num “Recital de Poesia” que prestou homenagem não só a Régio mas ainda a Fernando Pessoa e a diversos poetas a que os alunos do Projecto Comenius deram voz e alma. A prosa recordada uniu, mais uma vez Régio à cidade de Portalegre com a palestra “Portalegre vista por Régio em Davam Grandes Passeios ao Domingo da responsabilidade da Professora Conceição Brás.
A Semana da Leitura foi festejada e com ela todos os alunos (à excepção dos do 12.º ano, por razões óbvias) tiveram um primeiro contacto com o romance de José Régio O Príncipe com Orelhas de Burro.
O Festival foi encerrado no dia 12 com a entrega, pela Directora, Professora Arlanda Gouveia, dos prémios aos vencedores dos concursos de poesia e prosa levados a efeito durante o presente ano lectivo. Presente em todas as actividades que a sua disponibilidade lhe permitiu, era evidente a sua satisfação pelo envolvimento de todos os elementos da Comunidade Educativa neste evento.
Seguiram-se duas leituras dramatizadas pelos alunos do 12. E (The Library) e do 10.º A (adaptação em verso da lenda A Dama Pé de Cabra). Foi um momento perfeito, já vivido pelos pais dos alunos intervenientes no dia anterior, pelas 18 horas. Foi a chave de ouro de uma semana inesquecível.
Conceição Brás
Sem comentários:
Enviar um comentário