terça-feira, 11 de setembro de 2007

O regresso às aulas (2007/2008)


3 comentários:

math disse...

Por distracção, ou talvez apenas por falta de tempo, apenas hoje dei conta da existência deste espaço.
Sempre espero Setembro com ansiedade - não gosto dos excessos a que a Agosto nos obriga: a luz intensa, o calor exagerado, as ausências mais ou menos prolongadas daqueles de quem gostamos. "Regressar às aulas" representa, por isso, um reencontro desejado.
Um bom ano para todos.
Uma palavra especial para aqueles que comigo trabalharam vários anos e que agora, por qualquer razão ainda não esclarecida, foram obrigados a seguir outros caminhos. Continuarei a olhar-vos naquela fantástica foto que tenho na minha secretária e que um dia, já longínquo, me ofereceram embrulhada nos vossos sorrisos ainda infantis. Até sempre.

Diana Correia disse...

Sou uma previligiada em fazer parte dessa fotografia. Muito Obrigado por ter ajudado o meu sorriso infantil a crescer... Para sempre no meu coração =)

math disse...

...e tu sempre no meu.

Passaram duas semanas desde que regressámos. Segunda-feira teremos novos horários para as aulas, novas obrigações a cumprir: as "opaebs", tão contestadas por todos, os apoios, as reuniões, os clubes,...mas quantos de nós somos ainda capazes de influenciar o mundo dos nossos alunos? Nós estamos presentes na sala de aula mas eles estão noutro mundo. Li algures que nos tornámos em máquinas de trabalhar e estamos a transformar as nossas crianças e jovens em máquinas de aprender. "Multiplicámos o conhecimento, mas não os homens que pensam". Sejamos, pois, capazes de transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência, para que os nossos alunos sejam seres pensadores e não repetidores de informação, seres humanos capazes de fazer a diferença.