quarta-feira, 13 de janeiro de 2010


AUTOR DO MÊS







Biografia
Daniel Sampaio nasceu em Lisboa em 1946. Viveu em Sintra, até aos 15 anos, residindo desde então sempre em Lisboa.Casou em 1970, com Maria José Cabeçadas Ataíde Ferreira. Tem três filhos, o João, o Miguel e o Daniel e cinco netos, o Francisco, o Gonçalo, o Manuel, o João e a Rita.

Hobbies:
Ouvir música clássica
Ler ficção
Ver futebol
Brincar com gatos


Actividade profissional
Biografia:
Formou-se em Medicina em 1970;
Obteve o Doutoramento em Medicina, na Especialidade de Psiquiatria, em 1986;
Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa;
Responsável da disciplina de Psiquiatria 1, do 4º ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa;
Coordenador do Núcleo de Estudos do Suicídio do Hospital de Santa Maria;
Foi um dos introdutores, em Portugal, da Terapia Familiar, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (fundada em 1979).
Interesses profissionais:
Tem-se dedicado ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias, através de trabalhos de investigação na área da Psiquiatria e da Adolescência.
Tem organizado, no Hospital de Santa Maria, o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.
Na Rádio Renascença, teve um programa denominado Sociedade do Conhecimento, em que também participaram Luís Osório e Paulo Sérgio.
O livro Vagabundos de nós, de Daniel Sampaio, foi adaptado ao teatro. A peça esteve em cena, no Teatro Maria Matos, de 17 de Março de 2004 a 18 de Abril de 2004 e foi vista por cerca de 6000 pessoas. Os actores da peça foram a Márcia Breia e o Nuno Lopes. A encenação foi de Luís Osório.


Porque Sim

A Razão dos Avós

Daniel Sampaio, conversas com João Adelino Faria

Lavrar o Mar

Árvore sem Voz

Vagabundos de Nós

Lições do Abismo

Tudo o Que Temos Cá Dentro

A Arte da Fuga

Vivemos Livres numa Prisão

A Cinza do Tempo

Voltei à Escola

Inventem-se Novos Pais

Vozes e Ruídos

Ninguém Morre Sozinho

Que divórcio?

Terapia Familiar

Droga, pais e filhos



Porquê? Porque sim. Pois, como diz o autor, continuo a acreditar que vale a pena participar e que o caminho estará na atenção aos sentimentos do outro e à possibilidade de nos reconectarmos a todos os níveis. Num momento em que se privilegia a socialização à distância pela Internet, nunca é demais salientar a importância de criar proximidade com quem está ao alcance do nosso olhar, num movimento renovado de criação de laços afectivos tanto quanto possível duradouros.







"Quanto maior é a dúvida sobre o passado,
mais perguntas surgem a questionar o presente"











Daniel Sampaio surpreende-nos com a espantosa quase-ficção que resultou em mais um novo título, Tudo o Que Temos Cá Dentro.
As emoções que este belíssimo livro provoca, o leitor poderá descobrir e sentir à medida que se deixar envolver por estas páginas preenchidas por dois percursos fascinantes, os de Nuno e Rita, protagonistas num universo que sabemos existir, mas que nem sempre temos a coragem de enfrentar.



Neste livro, uma vez mais, o centro da preocupação são os jovens. Desta vez, Daniel Sampaio, mostra-no-los, lá onde os grandes problemas dos «verdes anos» se manifestam talvez com maior clareza: a escola. A relação dos jovens entre si, a relação dos jovens com os adultos professores (e vice-versa). Aqui tudo está implicado, tudo se revela.




Neste livro o diálogo é com os pais. Sobretudo para lhes chamar a atenção para os filhos. Os adolescentes têm que ser ouvidos, têm que ser entendidos pelos pais através dos sinais que emitem.
Com este livro, o professor Daniel Sampaio ajuda os pais a interpretar esses sinais, a elaborar a resposta certa. Para que o diálogo se mantenha, e, com o diálogo, a possibilidade de uma relação saudável entre pais e filhos.
Inventem-se Novos Pais é, em suma, um livro indispensável para todos quantos querem levar a cabo com êxito a difícil tarefa da paternidade.


[...]Quanto a mim, o principal mérito deste livro reside no facto de, sem nunca abandonar o rigor científico, tocar o leitor pouco habituado a este género de escritos no mais íntimo de si mesmo: a sua adolescência e a sua morte, a sua alegria e a sua dor. Creio firmemente tratar-se de uma das raras obras de cuja leitura se sai diferente: mais aberto a nós próprios e ao que nos rodeia, mais conscientes e serenos acerca da aventura de viver. Porque, em derradeira análise, é somente isto que Daniel Sampaio é: um mestre da vida e da lucidez do amor.
António Lobo Antunes
E-mail: d.sampaio@netcabo.pt

Página pessoal: A idade dos porquês

Hospital:
Professor Daniel Sampaio
Hospital de Santa Maria
Serviço de Psiquiatria
Av. Egas Moniz
1600 Lisboa
Telefone: 21-780 51 37 Fax: 21-795 79 57 Consultório:
Professor Daniel Sampaio
R. de Campolide, 51 - 6º Esq.
1070 Lisboa
Telefone:21-388 47 44

Sem comentários: