segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sugestão de Leitura


O Planeta Branco

Miguel Sousa Tavares
Ilustrações de Rui Sousa
Capa dura. Oficina do Livro 2005.
87 páginas.

Lydia, Lucas e Baltazar são as três personagens a bordo da nave Ítaca-3000. São, portanto, a tripulação desta nave, que parte do deserto do Sahara, com o objectivo de descobrir água no planeta Orizon S-3. Este nome tem origem no nome do seu descobridor, Óscar Rizón, da Guatemala; como se localizava no terceiro sistema solar, daí S-3.
De ano para ano os cientistas vêm observando que o ciclo da vida natural está alterado, e existem muitos problemas ligados ao meio ambiente que estão a destruir a vida na terra. Assim, é preciso pôr em marcha uma missão de salvamento do planeta Terra – a missão de Ítaca-3000.
Durante dois meses de viagem, os astronautas dedicam-se às missões de rotina e tudo decorre com normalidade. Para mantê-los em contacto com a Terra estavam Marko e Bianca, os dois assistentes do chefe da missão em terra. Marko e Bianca vão-lhes transmitindo informações úteis e distraindo-os, ao mesmo tempo, para que os momentos de tédio sejam ultrapassados.
Porém, na sua trajectória ocorreu um erro de cálculo e o planeta Orizon S-3 não ficava onde os cálculos indicavam. Deste modo, Ítaca, depois de uma grande turbulência, em que os três astronautas pensavam ser o seu fim, foi desviada para o Planeta Branco, onde Lydia, Lucas e Baltazar chegaram inconscientes. Quando acordaram deram-se conta de que, apesar de o relógio indicar que só tinham passado doze horas, os seus físicos tinham a aparência de por eles terem passado trinta anos.
Uma vez desembarcados do planeta, foram recebidos por um senhor de branco, que lhes disse ser aquele o sítio para onde vão os que morrem na terra; no entanto, os que morrem cedo, por acidente, os que foram bons na terra transformam-se em estrelas e estão espalhados pelo universo inteiro. O senhor de branco informou-os de que, ao saberem tudo o que se passa na terra, souberam também que eles se estavam a afastar da sua rota e atraíram-nos para aquele planeta para depois os reencaminharem para a terra, para aí acabarem os seus dias.
Os astronautas foram ainda informados de que a morte não é o fim de tudo, é sim o fim do que se conhece, mas depois iniciamos uma outra etapa da nossa existência, isto é, a morte é só o descanso da vida. Quiseram saber se iriam encontrar o planeta Orizon, se valeria a pena continuarem a sua busca, ao que o senhor de branco lhes retorquiu que não poderia responder a isso. Simplesmente os aconselhou a amarem a terra e a honrarem a vida que receberam, pois são os homens que vivem na terra que têm o dever de a salvar.
Lydia, Lucas e Baltazar regressaram à nave e partiram, notando que, progressivamente, os seus corpos voltavam a ter o aspecto jovem de anteriormente, e não se lembravam do que havia acontecido nas últimas horas. Voltaram a ter contacto com Marko e Bianca e receberam indicações para regressarem para Terra, pois já haviam feito muito pelo seu planeta.

Grupo 410

Sem comentários: