terça-feira, 8 de junho de 2010

OFICINA DE ESCRITA


A Menina que Roubava Livros
Maria era uma menina pobre, não tinha dinheiro nem sequer para comprar umas calças, uma boneca ou algo que a entretivesse. Raramente ia à escola porque tinha que limpar e tratar da casa e também porque lhe faltava dinheiro para poder comprar os livros, mas a sua vontade de aprender era tão grande que, pelo menos, conseguiu aprender a ler.
Era bem-disposta, divertida e bastante amorosa, a sua infância fora difícil, pois via todos os seus amigos com prendas e bem vestidos, mas mesmo assim estava sempre com um sorriso no rosto.
Pela primeira vez, quando fez 12 anos, os seus pais puderam comprar-lhe uma prenda, foi um dia inesquecível para ela, a prenda de aniversário era um livro. Mais feliz do que nunca, decidiu começar a ler, lia mal, mas a sua vontade de começar a ler o livro era tão grande que rapidamente começou a ler bem.
Depressa acabou de o ler e um dia foi a uma livraria. Viu imensos livros que adorou, mas como não tinha dinheiro para comprar nenhum, decidiu esconder um deles por baixo da blusa e fugir para casa. Tudo correu bem, porém acabou de o ler rapidamente e com a tentação de ler um outro livro, decidiu ir à livraria colocar o que tinha acabado de ler e trazer outro. Isto repetiu-se durante muito tempo.
A senhora da livraria começou a achar estranho porque via muitas vezes lá a menina e ela nunca comprava nada, até que, um dia, resolveu espreitar e viu a Maria retirar um livro de debaixo da blusa e a colocá-lo no seu sítio e a pôr, novamente, um outro por baixo da blusa. Espantada, decidiu chamá-la, disse-lhe que aquilo não se devia fazer e a menina começou a chorar, contou-lhe que não tinha dinheiro para comprar os livros e por isso levava-os para os poder ler, mas que depois os voltava a colocar sempre no mesmo sítio.
A senhora achou graça e fez-lhe uma proposta, como já ia ficando velhinha tinha alguma dificuldade na arrumação dos livros e então perguntou-lhe se ela queria ir ajudando nessas tarefas mais complicadas, podendo, em troca, levar os livros que quisesse para ler e é claro que a menina disse que sim.
A Maria, muito contente, decidiu ir para casa contar aos pais, os quais ficaram muito orgulhosos da sua filha!
Sofia Pequito 8ºA

Sem comentários: