terça-feira, 22 de abril de 2014

Sugestão de leitura



       A Abadia de Northanger é um romance da escritora inglesa Jane Austen, publicado postumamente em dezembro de 1817 , e escrito entre 1798 e 1799, inicialmente intitulado Susan. A obra descreve a vida social em Bath, que Jane Austen conhecera em 1797, e parodia os romances góticos, muito apreciados na época. A sua heroína, a jovem Catherine Morland, que imagina as suas aventuras sombrias em antigos castelos ou mosteiros de arquitetura gótica, acredita que pode viver um desses sonhos quando é convidada a permanecer na Abadia de Northanger. Aí, um romance se desenvolve entre ela e Henry Tilney, o filho do proprietário do lugar.
     O confronto das ideias românticas de Catherine e a realidade, durante as suas discussões com Henry Tilney e Eleanor, a irmã dele, faz com que, a pouco e pouco, ela ultrapasse a adolescência, o que pode ter transformado “Northanger Abbey” num romance de aprendizagem.
     Além das características estilísticas de Jane Austen  e o aspeto cómico da obra, há também a crítica aos romances góticos no tocante à sua influência na imaginação fértil de meninas jovens, assim como uma defesa incondicional dos romances em geral, que na época eram principalmente escritos por mulheres e considerados um género de segunda categoria.

Sem comentários: